Blog Post

Ideias para brincar com bebês com garrafas sensoriais

Uma dica para brincar com bebês desde muito cedo é usando garrafas de plástico. Sim, as garrafas que muitas vezes bebemos água na rua e vão direto para o lixo! Essas garrafas podem e devem ser usadas para brincar com as crianças. As garrafas sensoriais são brinquedos muito simples e que fazem sucesso. Com uma simples garrafa de plástico é possível invetar, estimular de diversas formas e brincar com bebês e até crianças.

O brincar com bebês pequenos pode ser apenas o observar o movimento. Conforme eles forem crescendo é possível deixar as garrafas para eles segurarem, balançar e se divertir.

*  Sempre recomendo que limpe bem as garrafas plásticas antes de entregar para as crianças e bebês. Sugiro lavar com água e sabão. E quem quiser, pode ainda passar álcool. Assim podemos reaproveitar garrafas usadas. #reciclagem 😉

* As garrafas precisam ser muito bem fechadas, princialmente aquelas que não terão apenas água dentro. Uma dica é passar cola, dessas mais permanentes, na tampa e fechar logo em seguida. Além disso, vale a pena colocar também fita adesiva em volta da tampa para dificultar ainda mais.

Basta usar a imaginação para fazer muita música para brincar com bebês. Colocando um pouco de alguns grãos que temos na cozinha, podemos distrair e divertir os bebês por muito tempo. Que tal fazer algumas garrafas com grãos diferentes e deixar eles perceberem as diferenças de sons!

E quando terminar uma dica é colocar algumas fitinhas de tecido – aquelas fitas de cetim de embrulho de presentes –  coloridas amarradas na tampa para aumentar ainda mais os estímulos e o encanto.

Garrafas sensoriais sonoras

Para fazer garrafas sensoriais sonoras basta correr para cozinha e buscar os grãos no armário! Vale usar arroz, feijão, milho…. Cada garrafinha pode ter um tipo de grão diferente ou ainda misturados. Assim podemos fazer uma bandinha com sons diferentes para brincar com o bebês. É possível variar também na quantidade e mudando assim o barulho que fazem.

Se todas as garrafas forem transparentes, basta pintar o arroz e aumentar o apelo visual da brincadeira. Para colorir o arroz uso corante alimentar e vinagre. Coloco o arroz num saco plástico, vinagre só para deixar um pouco úmido e algumas gotas de corante. Misturo bem e deixo secar fora do saco. No dia seguinte temos arroz colorido para muitas brincadeiras.

 

Garrafas com álcool gel

Outra forma de estimular visualmente os pequenos é fazendo garrafas com álcool gel (shampoo transparente também funciona). Colocando bastante gel e algumas purpurinas e estrelinhas brilhantes vão conquistar os pequenos.  Pode também usar a criatividade e colocar outros objetos pequenos como olhos de brinquedos, dados, pompons, brindes ou enfeites fofos, botões. Tudo que a imaginação deixar.

Garrafa com água são ideais para brincar com bebês recém-nascidos

Para brincar com bebês bem pequenos, uma ideia é mostrar o balanço da água. Eles ficam encantados com o movimento e com o som.  Aproveite esse momento para conversar com seu filho bem baixinho sobre o que estão vendo. O bebê, com certeza, vai curtir dividir esse momento com você.

Quem quiser também pode pendurar a garrafa e deixar o vento movimentar. Apenas cuidado para não deixar muito próximo do bebês correndo o risco de bater no pequeno. Aos poucos, conforme o bebê cresce, é possível colocar cores na água e alguns objetos também.

Atenção: Sempre feche bem as garrafas e limpe antes de entregar para os bebês.

Lembrando que todas as brincadeiras são para serem feitas com a supervisão e companhia de um adulto.