Blog Post

Quarto montessoriano do Vicente

Esse quarto lindo é do Vicente, um amigo muito querido da Catarina que está sempre aparecendo no nosso Instagram. Nós conhecemos e já brincamos por lá. A decoração do quarto montessoriano (ou montessori, já que seria inspirado nos valores do método da educadora Maria Montessori) sempre gera dúvidas. Por isso, pedi para a Érika, mãe do Vicente, contar um pouco como montou o quarto montessoriano.

“Escolhi esse estilo de quarto por alguns motivos: praticidade, economia e autonomia. Percebi que muitas pessoas que compravam berço acabavam não usando. E acho importante estimular a autonomia e respeitar o bebê colocando os objetos baixos, ficando tudo ao seu alcance”, explicou a Érika.

Autonomia e segurança

O principal do quarto montessoriano é ser acessível para o bebê ou criança. E estar preparado para que seja explorado com autonomia e segurança. “Coloquei um futon e tapete de EVA no chão, barra, espelho horizontal e uma estante de brinquedos que podia ser usada como trocador. Depois p trocador poderia separar em dois módulos, virando uma mesa para ele”.

“Não sei como teria sido o desenvolvimento do Vicente sem o quarto montessoriano, ele foi um dos primeiros do grupo de amigos da mesma idade a engatinhar e andar. Além disso, desenvolveu muito a independência e consegue mostrar com muita propriedade seus interesses. Desde cedo, ele escolhe o brinquedo e o livro que ele quer”, comenta.

Em vez de expor muitos brinquedos, Érika decidiu colocar apenas alguns à disposição do Vicente. Ela escolheu ainda um móbile de tecido e fotos para completar a decoração. Alguns objetos que não poderiam ficar ao alcance de um bebê ficaram protegidos em uma prateleira mais alta. “Meu cachorro sentiu muito o nascimento do Vicente e rosnava para ele. Então coloquei um portão de segurança na porta do quarto para evitar que meu cachorro entrasse durante a noite e acordasse ele”

Para limpar o tapete, a dica é usar pano com álcool em dias alternados e retirar todas as placas do tapete uma vez por semana.

“Se fosse montar hoje um quarto montessoriano para um bebê, iria optar pelo piso vinílico no lugar do tapete que usei”.

Dicas para quem vai decorar

Sobre mudanças que faria, caso tenha outro filho, Erika afirma que não terá berço. “Talvez investisse numa boa poltrona de amamentação, não achei tão confortável amamentar no futon. Mas recomendo muito esse estilo de quarto. Acredito que algumas pessoas, como minhas irmãs, por exemplo, façam a opção de não ter berço também”.

Érika depois dos 2 anos do Vicente começou a fazer algumas mudanças no quarto, como tirar a barra e separar a estante para virar uma mesa para ele usar. Sem o berço, a decoração dura ainda mais tempo. Com isso, é possível mudar algumas coisas sem precisar fazer o investimento numa cama ou armário para trocar os móveis de bebê.